Domingo é família e uma mesa bem guarnecida

Hoje por aqui houve um almoço de família: avós, tias, primos, madrinha...todos reunidos na minha mesa da sala com um tacho gigante de feijoada! Sobrou mais de metade! Eu dei o meu contributo: resolvi fazer um bolo de mel e amêndoas! Estava óptimo, pelo menos foram estas as palavras que vieram até mim de quem provou. Foi um almoço barulhento. Mas é para isso que servem estes encontros. Para descontrairmos da rotina, para relembrarmos momentos de infância, para recebermos os mimos dos avós, para partilharmos as novidades que há muito ansiávamos contar, para sorrirmos, para simplesmente estarmos com as pessoas mais importantes. E o que pode ser mais importante que a nossa familia?

 

 

Ao fim da tarde fui até casa do João buscar um arroz doce, feito pela mãe dele, que estou em pulgas para provar, mas essa receita fica para um outro dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolo de mel (receita adaptada: Mafalda Pinto Leite)

 

 

(9 pessoas)

 

 

- 170g de manteiga sem sal

 

- 3 ovos

 

- 150g de farinha integra

 

- 1 c.chá de fermento em pó

 

- 50g de amêndoas laminadas

 

- 200g de açucar amarelo

 

- 150g de miolo de amêndoa

 

- 3 c.sopa de mel

 

 

Pré-aqueça o forno a 170º. Unte uma forma de mola e forre o fundo com papel vegetal. Bata a manteiga com o açucar até ficar uma mistura cremosa. Bata os ovos, um de cada vez, adicionando uma colher de sopa de farinha com cada um. Adicione o miolo de amêndoa e incorpore bem, juntando , por último, o resto da farinha e o fermento. Deite a massa na forma e polvilhe com as amêndoas laminadas. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos ou até estar cozido. Após retirar o bolo do forno regue com o mel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

publicado por raspberryessence às 21:39 | favorito
Homemade food & life: ,